A Apple está encerrando em definitivo os planos para desenvolver um carro elétrico.
Fontes ligadas à companhia confirmam o fim da tentativa de lançar um automóvel próprio, no que era considerado um dos projetos mais ambiciosos da história da marca.
De acordo com a Bloomberg, cerca de 2 mil funcionários foram avisados sobre a mudança de estratégia nesta terça-feira (27). Eles foram pegos de surpresa pelo comunicado feito por Jeff Williams, gerente de operações da empresa, e Kevin Lynch, que era o chefe da divisão.
Boa parte da equipe será remanejada para outra área: a de inteligência artificial (IA) generativa. Essa unidade, comandada por John Giannandrea, está desenvolvendo uma série de projetos que inclui um chatbot que auxilia na assistência técnica.
Alguns dos colaboradores, entretanto, têm o futuro incerto na Apple. Isso porque eles são engenheiros e designers específicos do setor automotivo e uma alteração no cargo não seria tão simples — a reportagem diz que demissões não foram confirmadas, mas não seria uma surpresa se elas acontecessem.
Projeto de carro da Apple era antigo
A Apple começou a trabalhar no Project Titan, que era o codinome interno do carro em desenvolvimento, por volta de 2014. Inicialmente, a ideia era desenvolver um veículo totalmente autônomo e elétrico, voltado para um mercado de luxo.
Ao longo dos anos, foram muitas as mudanças internas. A Apple contratou e também demitiu engenheiros de renome com passagem por montadoras tradicionais, além de ter pausado e recomeçado o projeto mais de uma vez. O carro nunca foi uma prioridade de curto prazo na companhia, ao contrário de novidades como o headset Apple Vision Pro, que começou a ser vendido neste ano.
Um acordo de parceria quase foi fechado com as montadoras Kia e Hyundai para uma delas cuidar da fabricação do modelo, mas nenhuma das negociações foi adiante. Além disso, ainda segundo a Bloomberg, a provável baixa margem de lucro na venda desse tipo de produto era uma preocupação frequente entre executivos e investidores.
Recentemente e após muitas especulações, a Apple recuou de boa parte das ideias iniciais sobre o automóvel. O veículo agora seria apenas elétrico, sem um piloto automático, e teria um lançamento estimado para 2028.
Além disso, a companhia também cogitou lançar apenas uma plataforma para trabalhar na autonomia de carros, mas agora essa ideia provavelmente também não deve sair do papel.
Fonte: Bloomberg