Próximo jogo da franquia foi anunciado, mas não teve detalhes revelados.
Durante a madrugada desta quinta-feira (28), o Embracer Group, detentora de diversos estúdios ao redor do mundo, anunciou a venda da Gearbox Entertainment, desenvolvedora de Borderlands, Brothers in Arms e mais, para a Take-Two, dona da Rockstar Games. O negócio foi fechado no valor de US$ 460 milhões.
Com isso, a Take-Two passa a ser dona da Gearbox Software, Gearbox Montreal, e Gearbox Studio Quebec. A empresa recebe também os direitos das franquias Borderlands, Tiny Tina’s Wonderlands, Risk of Rain, Brothers in Arms, Duke Nukem, e Homeworld.
O Embracer Group, no entanto, não cedeu a desenvolvedora por completa, ela permanece detentora dos direitos da Gearbox Publishing San Francisco, que será renomeada após a negociação.
Em comunicado à imprensa, Lars Wingefors, cofundador e CEO da Embracer, disse:
O anúncio de hoje marca o resultado do processo final de desinvestimento estruturado e é um passo importante na transformação da Embracer para o futuro, com dívida líquida notavelmente menor e melhor fluxo de caixa livre”, comentou Wingerfors.
“Através da transação, reduzimos o risco do negócio e melhoramos a lucratividade à medida que fazemos a transição para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e focada. Depois de avaliar diversas opções para a Gearbox, estou feliz por termos alcançado uma solução que atende aos melhores interesses de todas as partes interessadas. Randy Pitchford e a equipe têm sido ótimos membros ao longo dos últimos anos e gostaria de agradecer a todos por isso. Como uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo, estou confiante de que a Gearbox continuará a inovar e prosperar em sua nova casa, a Take-Two.”
Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, declarou em comunicado à imprensa que a aquisição da Gearbox é “um momento de extrema alegria para a Take-Two”, que se fortalece como uma das líderes da indústria.
“Nossa aquisição da Gearbox é um momento emocionante para a Take-Two e fortalecerá nosso talento criativo líder do setor e portfólio de propriedade intelectual própria, incluindo a icônica franquia Borderlands. Esta combinação melhora o perfil financeiro de nossos projetos existentes com a Gearbox e abre a oportunidade para impulsionarmos um maior crescimento a longo prazo, aproveitando todos os recursos da Take-Two em todas as iniciativas interessantes da Gearbox.”
Durante todos anúncios em torno da aquisição da Gearbox, a Take-Two anunciou que já está participando ativamente do desenvolvimento de Borderlands 4, próximo grande título da franquia. Não foram revelados maiores detalhes sobre o jogo, mas a data de lançamento do mesmo pode está distante.